sexta-feira, 9 de março de 2012

Liberdade - A oportunidade de Decidir


 Segundo a Wikipédia, Liberdade, pode ser entendida de uma maneira negativa como insubmissão, de maneira positiva como a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. No fique alerta de hoje vamos fazer um ping pong com o tema liberdade cristã.

Existem duas  posições extremas quanto ao assunto da liberdade cristã:
  1.   Liberdade total – também chamada “libertinagem” – atribui que o cristão tem o direito e pode agir independente até mesmo da vontade de Deus.
  2.   Liberdade restrita – também chamada de “legalismo” – restringe nossa liberdade, exigindo observância de rituais, preceitos e determinadas formas de congregação e adoração. 

 É a liberdade, em primeiro lugar, é uma conquista de Cristo para nós, envolvendo uma série de benefícios, gratuitamente ofertados e aceitos pela fé, como:  liberdade do pecado, libertação do juízo e da condenação (Rm 8.2, 1 Jo 2.12;  Rm 8.1) libertação do mundo e das trevas, quando falo de trevas me refiro a cegueira espiritual  (Jo 8.12, Ef 5.8), livres de Satanás e do seu poder – Tg 4.7,  livres da provação mundial futura – Ap 3.10

 A liberdade é um dos benefícios da habitação do Espírito Santo em nós – 2 Co 3.17. diz: “Ora o Senhor é espírito e onde há o espírito do Senhor aí há liberdade.”

Observe que não podemos confundir liberdade com insubmissão – pois somos exortados a ser submissos a Deus – 1 Pe 5.6. está escrito: “Humilhai-vos pois debaixo da potente mão de Deus para que ao seu tempo ele vos exalte.” Não podemos usar esta liberdade para pecar! – Rm 6.15. 
Minha liberdade, em Cristo, não me dá o direito de escolher, por exemplo, entre perdoar e não perdoar – (Lc 17.3-4). Ou ainda, deixar de dar frutos – (Jo 15).   
 Liberdade não significa fazer o que se quer – pois isto é típico dos animais – mas fazer as escolhas de acordo com meu amor e serviço a Cristo. Ele, que é Deus, se submeteu ao Pai, por causa do amor a nós – uma escolha voluntária!  
 Somos livres para amar. Somos livres para servir. Somos livres para adorar. Para escolher nossa hora de oração, e os trechos da Bíblia para nossa meditação. Podemos escolher a igreja a que nós queremos congregar – mas nossa liberdade não significa que deixaremos de congregar –(Hb 10.25). 

Uma grande vantagem de nossa liberdade em Cristo é que não precisamos mais depender de nossos próprios esforços e atos para salvação! Livres do pecado, pela graça de Deus, estamos desembaraçados para servir nosso Senhor e Salvador!

É isso aí:Tudo me é licito, mas nem tudo me convém.”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...